sábado, 1 de maio de 2010

I Ciclo de Leituras Dramáticas do NJÁ


O Núcleo de Jovens Artistas – NJÁ realiza nos dias 28 e 29 de maio, seu primeiro “Ciclo de Leituras Dramáticas”. Os eventos têm início às 17h30, no Instituto Câmara Cascudo (em frente à Caixa Econômica da Ribeira), na Cidade Alta. Um texto contemporâneo e outro clássico serão interpretados por membros do Núcleo.


No dia 28, é a vez da peça Suíte 1, do francês Philippe Minyana e, no dia 29, Medéia, de Euripides. Cada apresentação custa R$ 3 e a casadinha R$ 5.


O “Ciclo de Leituras Dramáticas” do NJÁ deve acontecer a cada três meses. O intuito é promover a difusão de cultura a preços populares e formação de público, além da qualificação artística dos envolvidos, sejam eles atores ou produtores.


Para cada evento, o Núcleo convida um facilitador para propor os textos clássico e contemporâneo e referências para leitura e interpretação dos mesmos, como textos, filmes, músicas, etc.


Nesta edição, o facilitador escolhido por meio de votação, foi o ator, diretor e dramaturgo Henrique Fontes.


O Núcleo de Jovens Artistas é um grupo que promove discussões sobre políticas públicas culturais e sobre a cena cultural em geral. Além das assembléias semanais, o NJÁ promove eventos e atividades, como o “Mapeando Grupos e Artistas do RN”, oficinas para a comunidade e o próprio “Ciclo de Leituras Dramáticas”.


Suíte 1

Escrita em 2002 pelo dramaturgo Philippe Minyana, um dos mais importantes dramaturgos franceses contemporâneos, “Suíte 1” retrata a vida em sociedade e o cotidiano de um homem e várias mulheres que discorrem sobre seus ‘eus’ e ‘outros’. Cabe ao público costurar seus próprios fios de um drama intimista.


Medéia

A peça “Medéia” apresenta o retrato psicológico de uma mulher carregada de amor e ódio a um só tempo. A protagonista da história representa um novo tipo de personagem na tragédia grega, como esposa repudiada e estrangeira perseguida, ela se rebela contra o mundo que a rodeia, rejeitando conformismo tradicional. Medéia é vista como uma das figuras femininas mais impressionantes da dramaturgia universal.

2 comentários:

  1. Devidamente divulgado no www.parnanet.com.br
    Divulgaremos também no www.gostodeler.com.br
    .
    Se possível, nos envie por email a cartaz do evento, colorido.
    .
    (84) 9969-6707 Wallace.

    ResponderExcluir