sexta-feira, 28 de maio de 2010

Festival Agosto de Teatro

Na última reunião do Núcleo de Jovens Artistas, realizada em 22/05. discutiu-se o Festival Agosto de Teatro 2010.

Os membros do NJÁ conversaram sobre qual a importância do festival para a cidade. O edital 2009 foi lido, bem como as alterações para este ano. Falou-se também sobre a relevância de se abrir e manter o diálogo com a Fundação José Augusto.

O edital do Festival Agosto de Teatro terá um tempo total para publicação e seleção de no máximo três semanas, a partir da publicação no diário oficial do estado. A verba disponível para a realização é de 220 mil reais.

O membro do NJÁ, Thiago Medeiros esclareceu sobre as reuniões que houveram para discutir sobre o Festival. “Nas reuniões que foram realizadas, uma na terça-feira no centro experimental e outra na pinacoteca do estado, foram abertas para a classe artística a possibilidade de opinar e sugerir espetáculos/grupos/oficinas realizadas por artistas locais ou de outros lugares do Nordeste”.

Em uma das reuniões, lembra Thiago, citou-se que a realização da primeira edição do Festival Agosto de Teatro só foi possível sob uma emenda da deputada federal Fátima Bezerra, o governo do estado investiu 60 mil reais para o pagamento dos cachês dos grupos de teatro que se apresentaram. Foi esclarecido também, que para os grupos – pessoa jurídica ou física, é necessário que estejam em dia com seus tributos, que revejam toda a documentação antes de enviá-la para a Fundação José Augusto, já que caso haja alguma irregularidade em um contrato, os outros artistas podem ser prejudicados quanto ao pagamento dos cachês.

As contribuições para as oficinas, espetáculos, curadores (de preferência de outras partes do nordeste) devem ser enviadas para o e-mail do festival: fja_festivalagostodeteatro@yahoo.com.br

A publicação do edital sairá, além do diário oficial do estado, na página da Fundação José Augusto: www.fja.rn.gov.br

Para saber mais sobre emendas relacionadas à cultura: www.minc.gov.br e www.fatimabezerra.gov.br

Foi indicado também um livro de um pesquisador potiguar, que esteve na Alemanha, sobre o teatro pedagógico, para a pré-apreciação teatral: “Pedagogia do Espectador de Flávio Degranges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário