quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Cultura em Debate - o que disseram

Veja o que saiu na imprensa e em blogs sobre o 'Cultura em Debate - Por uma Política Cultural Responsável', realizado no dia 8 de setembro, na Casa da Ribeira.

Blog da Abelhinha/Tribuna do Norte

Blog da Thaisa Galvão

Tribuna do Norte

Tribuna do Norte - caderno eleições

Nominuto - Rosalba

Nominuto - Carlos Eduardo

Diário do Tempo, por Sérgio Vilar

Blog do Dosol, por Anderson Foca

Artigo de Tácito Costa no Substantivo Plural

Blog Fator RRH - sobre Rosalba

Blog Fator RRH - sobre Carlos Eduardo

Matéria publica no Novo Jornal no dia 9/9/2010

Meio cultural cobra investimentos, por Franklin Jorge


NATAL FOI PALCO, ontem à noite, de um acontecimento histórico: a realização, na Casa da Ribeira, do primeiro debate no gênero, no qual os artistas sabatinaram candidatos ao governo do estado sobre
o que pretendem fazer pela cultura do estado. A grande ausência foi a do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), cuja cadeira permaneceu vazia durante todo o evento. Sequer ele se desculpou pela desatenção nem mandou representante.

Compareceram Rosalba Ciarlini (DEM), disparadamente a favorita nas pesquisas de opinião, e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), que abriu o debate em sorteio conduzido pelo jornalista e blogueiro Tácito Costa, mediador do evento.

Carlos Eduardo trouxe consigo uma Carta Compromisso, da qual leu alguns trechos durante os dez minutos concedidos aos candidatos para a auto-apresentação. Nele, o seu projeto de governo numa área que considerou “rica e carente, por falta de visão dos gestores.” Consta do Plano Estadual de Cultura a criação de uma Secretaria da Cultura que se empenhará na democratização e acesso à cultura em todas as regiões do estado. Seu projeto está disponibilizado no site www.carloseduardo12.com.br.

Rosalba ressaltou em sua apresentação que não tem nenhum receio de ousar e por isso criará o Fundo Estadual de Cultura, destinando-lhe 1% do ICMS, o que hoje representa nada menos do que 30 milhões, sete vezes mais do que o atual governo destina à cultura.

Ambos prometeram autonomia à política cultural, sem ingerência política ou “politicagem”, no dizer de Carlos Eduardo. Ambos se afadigaram em disputar quem fez mais pela cultura quando prefeitos, Rosalba, de Mossoró; Carlos Eduardo, de Natal.

O ponto alto do debate foi a intervenção da jornalista Michelet Ferret e do ator Henrique Fontes, que, dirigindo-se aos dois, deixaram bem claro o fracasso da atuação dos governos nessa área. Disse Michele que as 45 Casas de Cultura, criadas pela ex-governadora Wilma de Faria e Iberê Ferreira de Souza “estão totalmente falidas, algumas até viraram postos de venda de produtos da Avon e da Natura”.

Henrique quis saber como os projetos dos candidatos vão ser implantados. Ele destacou que não pode haver resultados sem uma articulação entre educação e cultura e considerou os Conselho Estadual e Conselho Municipal de Cultura um verdadeiro “desastre”.

Nenhum gestor de cultura se fez presente, exceto a professora aposentada Isaura Amélia Rosado Maia, que ocupou em passado recente a direção de todos os órgãos de cultura, do município e do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário