segunda-feira, 14 de junho de 2010

NJÁ e Projeto Disfunctorium promovem oficina de performance

O Núcleo de Jovens Artistas - NJÁ e o Projeto Disfunctorium Intervenções Artísticas realizam a oficina de performance “A arte de ser e de ser com”, entre os dias 21 a 24 de junho, no TECESol – Sede do Grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias, em Pirangi. A inscrição custa R$ 15.

A oficina será ministrada pelos membros do Disfunctorium, Yuri Kotke e Dé (Andre Luiz). Esse último ganhou prêmio de melhor ensaio teórico no Salão de Artes Visuais de Natal 2010, da Funcarte.

A atividade visa amplificar o conhecimento nessa linguagem, que se faz presente, há tempos, na vida cultural de Natal. Ela será dividida em três partes, sendo a primeira referente à leitura teórica e discussão da bibliografia produzida a respeito da arte da performance; a segunda ligada ao trabalho dos artistas da performance, em um contexto mundial, nacional e local; e a terceira, de caráter prático, com a promoção de uma investigação do corpo dos participantes como forma de produção artística.

Entre os nomes escolhidos para análise, estão os performers natalenses, Civone Medeiros, Ênio Cavalcante, além do próprio Disfunctorium, que irá expor parte de seus mais de dois anos de pesquisa na área. Marina Abramovic, Hélio Oitica, Joseph Beuys, Rodrigo Braga, entre outros, também serão abordados.

O objetivo da oficina é, também, expandir a compreensão do que pode ser artístico e estético e inserir uma proposta na arte que dê conta das tensões, incoerências e paradoxos da vida humana.

A mídia utilizada pela performance é a vivência entre o expectador e o artista e a ideia é que, a partir dessa experiência, se possa refletir sobre os códigos éticos, políticos, morais e sociais em voga. A performance não se propõe a resolver conflitos, mas, ao contrário, levantar questionamentos. Além disso, a experiência dessa modalidade artística nos leva a refletir sobre como nos relacionamos com nosso corpo e com o dos outros.

Projeto Disfunctorium

O grupo norte riograndense Projeto Disfunctorium possui hoje mais de dois anos de criação e produção na cidade do Natal na área da arte da performance. Fundado em março de 2008, o Disfunctorium reúne alunos universitários na área de teatro, buscando pesquisar, refletir, e criar no interior do campo da arte da performance.

O grupo já apresentou cerca de cinqüenta trabalhos na área, convidado a compor com sua produção artística eventos de caráter universitário e de produção independente dentro e fora do estado. Dentre os eventos que participou, se destacam o V Congresso da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas) em 2008, o MADA 2008, além de uma exposição fotográfica a partir do trabalho do grupo realizada na UFPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário