sexta-feira, 23 de abril de 2010

Discussão sobre o texto "Cultura e Governança", de Jaquelene Linhares

No último sábado, 16, a bailarina Jaquelene Linhares conversou com o Núcleo de Jovens Artistas sobre a relação entre cultura e governos. Para tanto, ela nos apresentou o texto "Cultura e Governança: Um olhar tranversal de futuro para o município". A leitura incitou problemáticas e questionamentos sobre a mercantilização e espetacularização da cultura e sobre a identidade cultural do Rio Grande do Norte. Exemplo: Qual o ritmo musical do RN?

"Uma localidade que não valoriza sua cultura cai na fácil armadilha de que a economia é prioritária e implementa um projeto de cidade de uma modernidade tosca, árida, acrítica, expressão do desenvolvimento material de cidades do primeiro mundo ou das metrópoles globais, que não se desenha a partir dos impulsos civilizatórios das realidades locais", afirma Jaquelene em seu texto.

Nós discutimos que a falta de incentivos e o pequeno número de centros culturais são insuficientes para promover a continuidade de processos artísticos. Falou-se, também, sobre a necessidade de ocupar as praças, para levar a cultura às ruas. É imprescindível que o acesso à pluralidade seja público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário