quinta-feira, 4 de março de 2010

NJÁ: Quem somos e para que viemos

O Núcleo de Jovens Artistas, ou NJÁ, é um coletivo criado a partir da necessidade, já conhecida em nosso estado, de articulação política dos grupos e/ou artistas locais.

Longe de buscarmos um competição com os coletivos já existentes na cidade, tais como Movimento de Artistas Potiguares e Movimento Redemoinho, queremos contribuir para o trabalho desses que, no mais, se assemelha muito ao nosso.

O que queremos, e para o qual trabalhamos, é o crescimento da conscientização da juventude potiguar e do diálogo e troca de experiência e linguagens entre os artistas. Para isso, o conhecimento e debate são nossas principais ferramentas.

Assembléia

Nosso projeto inicial nos descreve como "um coletivo de pesquisa e experimentação cênica e um fórum permanente de discussão sobre políticas públicas e qualificação artística"

E continuamos: "A contínua política de grandes espetáculos para promover a gestão de determinado político é insuficiente para o fazer artístico (...) o NJÁ surge da necessidade de o coletivo artístico potiguar unir-se para conhecer o funcionamento das políticas públicas e reivindicar conscientemente seus direitos".

Projetos

Atualmente, o Núcleo dispõe de cinco projetos, destinados aos seus membros e a comunidade.

1. Fórum Permanente de Discussão: Palestras e discussões que acontecem todos os sábados, a partir das 10h.

2. Ciclo de Leituras Dramáticas: Contempla textos contemporâneos e clássicos e dispõe de dois meses de pesquisa para os grupos que, ao final do bimestre, devem apresentar o produto.

3. Oficinas: Visa a qualificação artística nas áreas do teatro, dança, música, circo e artes visuais.

4. Oficinas do NJÁ para a comunidade: Espaço para compartilhar experiências e compreender o cenário artístico potiguar.

5. Mapeando grupos e artistas potiguares: Estudo sobre a história, política, conquistas, filosofia e linha de pesquisa dos grupos do estado. O projeto é mensal e a pesquisa, feita por membros designados do Núcleo, é apresentada através de seminários.

Primeira edição do "Mapeando", com o Circo Grock

Por fim, nossas reuniões acontecem todos os sábados, a partir das 10h e é aberta a qualquer um que deseje participar. Para mais informações, entre em contato conosco através do e-mail jovensartistas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário