quarta-feira, 24 de março de 2010

Plano Nacional de Cultura

20 de março foi, para nós do NJA, o dia em que conhecemos mais o Plano Nacional de Cultura (PNC), o que ele pretende e o que poderá ocorrer de positivo – ou não – após sua implantação. Com a presença de quatro Delegados que foram às Pré-Conferencias Setoriais (PCS), em Brasília, no inicio deste mês - Matyeu, do Audio-Visual, Jaquelene, da Dança, Henrique Fontes, do Teatro e Nil Moura, do Circo - discutimos nossa relação com o Plano, tanto enquanto artistas como enquanto cidadãos pensantes.
Inicialmente explicou-se o que realmente é o PNC e como funciona (para saber mais acesse o portal do MinC: http://www.cultura.gov.br/site/2008/06/03/plano-nacional-de-cultura-6/) e em seguida cada um dos Delegados falou um pouco sobre suas experiências individuais nas PCS’s. Na fala de todos os quatro ouviu-se duas principais “coincidencias”: um certo embate socio-geografico (Sudeste/Sul X resto do país, que insiste em continuar mesmo após tanto tempo) e a aparição de novos rostos em todos os setores, o que é muito bom por representar uma renovação na arte brasileira. Falamos também sobre a interação dos vários fóruns existentes no Brasil (no caso a falta desta) e de como esses fóruns, movimentos, grupos e coletivos vêm atuando, mesmo individualmente, não só em nossa cidade como em todo o país. Dentre os citados estavam o Movimento de Artistas de Natal e o Redemoinho, grupos que já movimentaram nosso estado, que foram foco de nossa atenção no encontro do dia 13/03 e que continuam, com exceção do Redemoinho, pensando e fazendo arte.
Com essas informações procuramos estar sempre em contato com as diferentes formas e expressões artísticas para melhor compreender o meio em que nos propomos estar. Nessa busca pela memória, o NJA possui um projeto chamado Mapeando Grupos e Artistas Potiguares, que visa conhecer os grupos que fizeram e fazem arte no estado. Em nosso próximo encontro, dia 27/03, dia do teatro, estaremos na sede da Cia. GiraDança, onde conheceremos mais este grupo e a dançarina Ana Claudia Viana, que são os pesquisados no mês de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário