sábado, 28 de agosto de 2010

Núcleo de Jovens Artistas e Revista Catorze promovem debate sobre cultura




A Revista Eletrônica Catorze e o Núcleo de Jovens Artistas promovem na quarta-feira, 8 de setembro,  um debate sobre políticas culturais com os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo (PDT), Rosalba Ciarlini (DEM) e Iberê Ferreira de Souza (PSB). Denominado “Cultura em Debate”, a proposta já conseguiu adesão de diversas organizações envolvidas em cultura no Rio Grande do Norte como o Cineclube Natal, Rede Potiguar de Música, Jovens Escribas e Grupo Local .
O objetivo do debate é  de estabelecer uma ponte entre jornalistas, artistas, produtores culturais e políticos como forma de guiar as políticas públicas para a área. Segundo o jornalista e editor da Revista Eletrônica Catorze, Beto Leite, a participação dos candidatos é indispensável para que os setores da cultura do RN conheçam o debate. “As principais correntes artísticas do Rio Grande do Norte foram convidadas e estarão presentes no evento”, garante.
O debate será dividido em três blocos e compreenderá perguntas de artistas, jornalistas e produtores culturais selecionados pela produção do evento, além de questionamentos da própria platéia. Além disso, os três candidatos terão espaço para apresentar suas diretrizes de governo para a área de cultura a todos os artistas, produtores e jornalistas presentes. “A idéia é que seja um espaço democrático, sem distinção de partidos, entre os candidatos participantes”, ressalta Beto Leite.
Para a jornalista e atriz Ramilla Souza, membro do Núcleo de Jovens Artistas, a iniciativa é inédita na cidade e é importante para definir as políticas que vão reger a cultura do Rio Grande do Norte nos próximos quatro anos. “O debate com artistas e pessoas do meio serve para que a política se aproxime cada vez mais dos elementos que fazem parte da democracia”.
Revista Catorze:
Publicação eletrônica destinada ao jornalismo cultural fundada em setembro de 2009. Já cobriu eventos como o Festival DoSol, o Mada, a Feira Literária da Praia de Pipa e o Salão de Artes Visuais do Rio Grande do Norte. Destaca-se pelo seu pioneirismo, pela sua linguagem jovem e pelo apoio que dá aos autores de quadrinhos no RN.
Núcleo de Jovens Artistas
É  um fórum de discussão sobre políticas públicas culturais e qualificação artística formado por atores, músicos e artistas plásticos entre 16 e 25 anos. O grupo se destaca por ações pontuais como a promoção de leituras dramáticas e oficinas de teatro e performance na cidade.
Informações:
Beto Leite – Editor da Revista Catorze: 91876345
Ramilla Souza – Núcleo de Jovens Artistas: 99181634

NJÁ apoia a "Cartaz ao Respeitável Público", do Grupo Locau!

O Núcleo de Jovens Artistas declara apoio à carta-documento "Cartaz ao Respeitável Público", produzida pelo Grupo Locau! Leia abaixo:


A CLASSE ARTÍSTICA DE NATAL VEM SENDO HISTORICAMENTE SISTEMATICAMENTE DESRESPEITADA PELAS INSTITUIÇÕES QUE JUSTAMENTE FORAM CRIADAS E SÃO MANTIDAS PARA APOIAR O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DESSES SETORES TODOS DA ARTE: O TEATRO, A MÚSICA, A DANÇA, A LITERATURA, O CIRCO, AS ARTES VISUAIS ETC.

APESAR DESSAS INSTITUIÇÕES JUSTIFICAREM A CONSECUÇÃO DE SUAS VERBAS GARANTINDO INVESTIMENTOS NA ÁREA, A REALIDADE DOS ARTISTAS LOCAIS E DEMAIS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM PRESTANDO SERVIÇO PRO MUNICÍPIO E ESTADO É ULTRAJANTE E CONTRADITÓRIA, MUITAS VEZES SUBMETENDO OS MESMOS A SITUAÇÕES DE VEXAME NAS SUAS APRESENTAÇÕES, DESTRATANDO OS ACERTOS TÉCNICOS E ATRASANDO OS REPASSES FINANCEIROS, COM CACHÊS ABAIXO DA MÉDIA E ABSURDAMENTE MENORES AOS PAGOS EM CONTRATOS NACIONAIS; SEM CONTAR COM A FALTA DE UMA POLÍTICA CULTURAL ESTRUTURANTE QUE POSSA GARANTIR A FORMAÇÃO DE NOVAS PLATÉIAS, A CONTINUIDADE DAS AÇÕES INDEPENDENTEMENTE DA TROCA DOS GESTORES, A TRANSVERSALIDADE DOS EIXOS EDUCATIVOPEDAGÓGICO-CULTURAL ETC.

ESSA POSTURA DAS NOSSAS AUTORIDADES FRENTE A ESSAS QUESTÕES VEM TRANSTORNANDO A VIDA DE CENTENAS DE PESSOAS QUE SOBREVIVEM DE SUAS ATIVIDADES E QUE INCLUSIVE CONTRIBUEM ECONOMICAMENTE PARA A CADEIA PRODUTIVA DOS SEGMENTOS AQUI RELACIONADOS.

REAFIRMAMOS ATRAVÉS DESSE TEXTO A IMPORTÂNCIA DA ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE, SEJA ELA QUAL FOR, E PEDIMOS A SUA ATENÇÃO PARA APOIAR AS POTENCIALIDADES ARTÍSTICAS DE NOSSA LOCALIDADE.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

NJÁ nas eleições!

Este é ano de eleições. Vemos propagandas partidárias invadir os horários mais nobres da televisão, carros de som circular com paródias de músicas da moda tocadas em alto falantes gigantescos, cartazes disputarem postes e candidatos sorridentes aparecerem em lugares inesperados (como comunidades carentes, postos de saúde pública ou até dentro de ônibus). 

O fato é que, se há algum momento propício para colocarmos nossa massa cinzenta para funcionar e refletirmos sobre como fazer uso coerente de nosso legado grego, é agora. A democracia faz parte da história da sociedade ocidental tanto quanto a escravidão, o racismo e o imperialismo. Mas, diferente desses últimos, o regime democrático talvez seja algo do qual possamos nos orgulhar. Assim, é chegada a hora de inaguramos uma nova Ágora e debatermos aquilo que, além de nossa racionalidade, nos torna humanos. 

A cultura está no centro de nossa humanidade e, por isso, ela deve ser debatida, discutida, pensada, mastigada e vomitada. Para isso, o NJÁ e a Revista Catorze estão organizando um debate sobre cultura entre os candidatos ao governo de nosso Estado. Queremos saber de nossos candidatos o que eles pensam sobre cultura, quais são suas propostas, o que conhecem e como avaliam a cultura do RN. 

Estamos nos organizando para proporcionar o debate mais democrático e completo possível. Com a participação de artistas e do público em geral. A data e o local serão divulgados em breve! Aguardem e participem!